Após compreendido o que é marketing e quais as principais estratégias existentes, o empreendedor agora encontra-se capaz de elaborar um plano de marketing para o seu negócio.
Não adianta saber os princípios de cada estratégia de marketing. É necessário planear detalhadamente cada ação que se vai fazer. Contudo, o empreendedor deve começar por conhecer o que é um plano de marketing.
O que é um plano de marketing?
Um plano de marketing é um documento onde se encontram descritas as ações estratégicas de marketing de uma empresa a fim de alcançar um determinado objetivo imposto. Este planeamento pode ser direcionada para a marca, um produto específico ou serviço oferecido pela empresa.
Por este motivo, muitas vezes este plano pode ser considerado como a ferramenta de gestão para a empresa manter-se competitiva dentro do mercado que esta se encontra inserida. É essencial que o mercado seja bem estudado uma vez que todas as decisões tomadas neste plano de ação vai influenciar todo o processo. Desde o planeamento em papel até à execucão no público alvo. Por isso, é necessário que estas sejam coerentes com a situação atual do mercado, as tendências futuras e como é que a empresa se posiciona neste.
Este documento não precisa de ser extenso nem de investir muito dinheiro. Contudo, exige muita pesquisa e foco. Dada a importância deste plano, é recomendado que o empreendedor procure ajuda junto a um profissional de marketing. Aliás, se as condições o permitirem, é preferível que este seja um elemento fixo da equipa de trabalho.
Um plano de marketing corretamente elaborado identifica facilmente quem é o público-alvo e como alcançá-los. Além disso, define como garantir que estes usufruam do produto, preferencialmente mais do que uma vez.
As estratégias precisam de estar em acordo com a visão, missão, valores e objetivos definidos pela empresa uma vez que será esta a representação da empresa no mercado.
Importante também referir que o processo de acompanhamento é fundamental para possíveis correções ou mudanças deste plano de marketing. Assim, todas as ações realizadas têm de ser registadas, sejam estas positivas ou não, de modo a ser possível criar um histórico de estratégias de marketing tomadas.
Como escrever um plano de sucesso?
Embora os planos de marketing variem conforme o setor, tipo de produtos e os objetivos a alcançar, existem dicas que ambos partilham. Mais uma vez, reforça-se a afirmação de que este documento é a base do posicionamento da empresa perante os consumidores e público geral. Ou seja, precisa de ser elaborado com calma, podendo demorar semanas ou longos meses a ser finalizado.
Em seguida, encontram-se algumas dicas para melhorar as chances do seu plano de marketing seja de sucesso.
Definir metas e objetivos
Qualquer plano é guiado por metas e objetivos. Numa primeira fase, a equipa deve reunir-se e discutir qual o caminho que pretendem seguir. Um método bastante conhecido e utilizado por muitas empresas é o SMART.
Este método consiste na definição de objetivos e metas que sejam:
- Específicos: os objetivos devem conter o máximo de detalhe possível a fim de promover a motivação para alcançá-los;
- Mensuráveis: deve haver alguma forma de medir os resultados destes objetivos. Assim, o percurso pode ser acompanhado e a motivação irá aumentar também;
- Alcançáveis: os objetivos precisam de ser realistas e realizáveis. Caso contrário, a equipa de trabalho podem desmotivar-se ou até mesmo desistir, por considerarem impossível;
- Relevantes: nenhum objetivo deve ser incluído no plano só porque sim. É necessário que estes sejam importantes para o sucesso do negócio, caso contrário são irrelevantes;
- Limitado no tempo: ao definir um objetivo é fundamental estipular um prazo. Ao fazer isto, a motivação e concentração irá aumentar.
Prever dificuldades
Uma vez definidos os objetivos deste plano de marketing, é necessário prever os desafios que a empresa poderá enfrentar. Ao tomar uma atitude preventiva, será possível pensar nas estratégias para solucionar estas adversidades. Assim se estas surgirem no futuro, a equipa conhecerá o procedimento para solucionar.
Definir estratégias de ação
É aqui que a empresa define as estratégias de ação para atingir os objetivos definidos. Nesta etapa é preciso um estudo detalhado sobre o mercado, público-alvo e quais estratégias de marketing a adotar. Além disso, deve ter em atenção os gastos que irão ser gastos com o marketing.
Avaliar recursos disponíveis
Associado ao passo anterior, a equipa de trabalho deve avaliar os recursos disponíveis e quais recursos necessita adquirir. Isto inclui recursos humanos, tecnologia, material e orçamentos.
Aqui, devem ser pensadas formas de adquiri aqueles recursos que a empresa ainda não possui.
Estabelecer prazos
Como referido no primeiro passo, estabelecer prazos aos planos é fundamental para manter o foco e motivação do empreendedor e da equipa de trabalho. Assim, prazos de curto e longo prazo devem ser definidos.
Além disso, o empreendedor deve garantir que toda a equipa de trabalho, de todas as áreas envolventes, concordem com estes prazos. Isto permitirá que prazos realistas sejam definidos.
Medir e analisar
Por fim, este plano de marketing deve ser medido e analisado periodicamente. A equipa deve garantir que existem métricas previamente concordadas para medir o desempenho e eficácia das estratégias de ação.
A fim de auxiliar o empreendedor na construção deste documento, disponibilizamos um modelo de plano de marketing. Aqui, encontrará todos os tópicos que deve abordar assim como uma descrição de cada um destes.