Quando se pensa sobre startups e empreendedorismo, é comum que a primeira caraterística que surja seja a inovação. Mas qual a importância da inovação?
Devido ao elevado nível de competição, é fundamental a procura por ideias diferenciadoras. Seja através da introdução de novos serviços, produtos ou processos, seja através de melhorias significativas nas já existentes no mercado.
É cada vez maior o impacto da inovação no sucesso de uma empresa, seja qual for o seu tamanho. Contudo, muitos indivíduos ainda se sentem um pouco perdidos no início do seu percurso empreendedor e não compreendem qual a importância da inovação e como esta pode mudar o rumo do seu negócio.
O que é inovação?
Inovação é definida como a capacidade de indivíduos, empresas ou até mesmo nações de explorarem ideias de forma diferente e bem-sucedido acrescentando valor ao mercado, governos e à sociedade. Ou seja, o sucesso de um negócio não se baseia apenas do seu potencial de gerar lucro, mas também em como a sua ideia gera impacto positivo nas pessoas.
Este conceito geralmente está associado a produtos, mas pode também ocorrer ao nível da tecnologia, dos processos, dos serviços, da gestão e da comercialização. O importante é que a inovação seja usada corretamente de forma a melhorar a eficiência, produtividade e desempenho do negócio.
Inovação vs Criatividade
É bastante comum a confusão entre criatividade e inovação. Na verdade, estes termos estão relacionados um com o outro, mas não representam a mesma coisa.
Criatividade, como a palavra o indica, é a capacidade de criação. É sobre aproveitar a mente para gerir ideias diferentes. Qualquer pessoa pode ser criativa, seja qual for o contexto em que se encontra inserida. Num ambiente empresarial, a criatividade pode ajudar na gestão de tarefas, no melhoramento do desempenho da equipa de trabalho e na criação de produtos de qualidade. Por exemplo, a partir da criatividade as empresas conseguem assumir uma postura flexível e atualizada em relação ás novas tecnologias que continuam a serem desenvolvidas. Com esta definição em mente, consegue-se perceber que a criatividade tem um peso na importância da inovação.
Como já visto, inovação é desenvolver ideias de negócio em algo útil e prático para a sociedade. Por outras palavras, é o processo de converter a teoria em ação. E é nesse ponto que criatividade se distingue da inovação: a ação. Para ser criativo, um indivíduo deve ser capaz de apresentar novas ideias enquanto que, para ser inovador, este precisa de agir de acordo com essas ideias.
Ora, um empreendedor de sucesso precisa de ter estas duas vertentes exploradas a fim de obter uma ideia de negócio.
Tipos de inovação
Nem todas as ideias inovadoras precisam de ser únicas e exclusivas no mercado. Existem diferentes níveis de inovação: incremental e radical.
Inovação incremental (ou de continuidade)
Este é o tipo mais comum de inovação e consiste em encontrar maneiras de melhorar produtos, serviços ou processos que já existam no mercado. Aqui, as soluções não são criadas a partir do zero, mas sim, introduzindo pequenas alterações das já existentes, focando-se em aspetos que melhorem o seu valor.
A inovação de continuidade traz menos riscos para o empreendedor, porém, requer uma abordagem estratégica e direcionada a fim de garantir que essas alterações sejam valorizadas pelos clientes. Um bom método de obter oportunidades de inovação incremental é realizar uma pesquisa juntos dos clientes, identificando o que estes mais valorizam nos seus produtos ou serviços e quais aspetos é que estes gostariam de ver melhorados.
Inovação radical (ou disruptiva)
Neste tipo de inovação dá-se o rompimento de princípios fundamentais já adotados no mercado em prol da criação de mercados e indústrias totalmente novos. Ou seja, um produto, serviço ou processo nunca antes visto é construído a partir do zero e colocado no mercado, de forma a substituir completamente soluções anteriores ou respondendo a uma necessidade onde não existia uma solução.
A inovação disruptiva traz várias vantagens para um empreendedor, de onde se destaca a sua participação única num novo mercado deixando a sua marca de pioneirismo, um aumento considerável no lucro do negócio e a sua possibilidade de inovar continuamente. Contudo, este tipo de inovação é a mais difícil, demorada e geralmente envolve um investimento financeiro maior.
Vantagens da inovação
A inovação é muito importante pois é a única maneira de destaque entre a concorrência. A prática corrente de inovação está relacionada com a longevidade do negócio, ou seja, quando uma empresa deixa de se preocupar com esta vertente, é ultrapassada pela concorrência e consequentemente, corre o risco de falir.
A angariação de clientes deve-se muito à sua perceção de valor daquilo que lhes são apresentados. Os clientes compram ou aderem a um produto que apresentem certos benefícios, sejam estas melhores funcionalidades que superem os concorrentes, sejam alternativas com preço inferior.
Aqui encontram-se algumas das principais vantagens que qualquer startup pode obter por incluir a inovação na sua ideia de negócio:
Vantagem competitiva
Inovar permite uma vantagem sobre a concorrência e ajuda que as empresas se tornem e consequentemente, permaneçam, líderes do mercado em que atuam. Muitas empresas conseguem passar pelo percurso exigente que é conquistar um novo mercado através do seu produto. Contudo, depois sentem extrema dificuldade em conseguir acompanhar o ritmo da concorrência. Isto porque, geralmente, uma boa ideia leva a mil seguidores. É essencial que um empreendedor se mantenha atualizado e a ponderar os próximos passos a tomar.
Mais eficiência e produtividade
A inovação permite que o negócio se desenrole em função da procura pela maior eficiência e produtividade. Ou seja, com o empreendedor focado em encontrar uma solução totalmente nova ou que melhore as soluções já existentes, acabará por ter uma maior facilidade na resolução de problemas e desafios. Ao ter uma mente organizada e focada, o trabalho sairá mais eficiente e a produtividade será maior.
Competição com grandes empresas
Por fim, outra vantagem da inovação é que consegue colocar o seu negócio no mesmo patamar em que se encontram empresas maiores e bem estabelecidas no mercado. Basta apenas uma ideia inovadora para abalar com o mercado e consequentemente, provocar alguma tensão com empresas de grande nome.
Uma ideia inovadora é essencial para criar uma startup de sucesso. Esta permite oferecer valor para os potencias clientes através de uma solução a uma necessidade destes, seja esta uma versão melhorada ou totalmente nova. Além disso, está apontada como um dos principais critérios de seleção de startups nos programas de ajuda. Assim, mais uma vez é possível identificar a importância da inovação no sucesso de uma empresa.
Tão importante quanto a ideia e o seu grau de inovação está a capacidade de o empreendedor executá-la da melhor forma possível. Ou seja, os primeiros passos determinantes para o sucesso são de facto a ideia e compreender a importância da inovação. Contudo, deve ser acompanhada por um modelo de negócio, planeamento estratégico, definição de objetivos e prazos, ferramentas, sem nunca esquecer do empenho e determinação.