Como sabemos, empreendedorismo requer grandes sacrifícios por parte dos empreendedores para ultrapassar os obstáculos que um negócio de risco impõe. Empreendedores têm de dedicar vários recursos (financeiros, temporais, estratégicos) a fim de conseguirem pôr em prática a sua ideia de negócio. Para superar estas adversidades é fundamental que o empreendedor relembre-se diariamente de qual é a sua motivação empreendedora.
Muitas pessoas não entendem o porquê de cada vez mais indivíduos sujeitarem-se a estas condições para pôr em prática uma ideia em que não existe garantia de sucesso. Contudo, cada empreendedor tem o seu próprio “porquê” que o leva a arriscar e persistir onde muitos outros não ponderam e desistem.
Embora as motivações de cada pessoa sejam diferentes e únicas, a maioria dos empreendedores são movidos por 6 motivadores principais. Esta análise foi retirada de um questionário a startups, onde estes partilharam as motivações e dificuldades encontradas.
Dinheiro
A maioria dos empreendedores entra neste ambiente seduzidos pelo potencial de ganhar enormes quantias de dinheiro, muito mais do que ganhariam num trabalho tradicional. Alguns apenas querem obter alguma segurança financeira, outros querem obter um lucro enorme desenvolvendo a próxima revolução do mercado. Apesar deste ser a motivação mais popular entre os empreendedores, não deve ser a única pois poderá ficar frustrado se não obtiver o lucro desejável, especialmente nos primeiros anos do negócio.
Flexibilidade
Nem toda a gente se encaixa nas exigências do trabalho tradicional. Muitos empreendedores arriscaram no seu próprio negócio por estarem cansados da mesma rotina de horário, responsabilidades e objetivos. Trabalhar por conta própria permite a escolha do horário e local de trabalho, definir os próprios objetivos e responsabilidades de modo a encontrar um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Apesar destas regalias de não ter de trabalhar para terceiros, empreendedorismo é um processo exigente, principalmente nos primeiros anos do negócio. Escolher o horário de trabalho nem sempre corresponde à ideia de trabalhar menos, até pelo contrário. Um empreendedor normalmente trabalha mais horas do que um trabalhador comum.
Controlo
Os empreendedores querem ser os seus próprios chefes, controlar e administrar a sua própria organização da maneira que acharem melhor. Estes normalmente têm dificuldades em ter um chefe pois sentem-se bastante restringidos nas decisões que podem tomar mesmo que tenham uma visão mais eficiente de resolver algum problema, por exemplo. Com o seu próprio negócio, os empreendedores têm controlo total sobre as decisões tomadas, porém, também há um acréscimo na pressão e stress que acompanha essa responsabilidade.
Trabalho em equipa
Outra motivação empreendedora é o desejo de construir a própria equipa de trabalho, parceiros, mentores e todo o tipo de envolvente exigido. Os empreendedores admiram a atmosfera de trabalho em equipa onde diferentes personalidades e competências trabalham em conjunto a fim de obter sucesso. Ao iniciar o próprio negócio, este pode escolher cada um destes indivíduos seguindo os seus critérios sem se ter de preocupar em trabalhar numa equipa da qual não goste ou não seja produtivo, como por vezes acontece num trabalho tradicional.
Autorrealização
Alguns empreendedores iniciam com o seu próprio negócio pela vontade de realização pessoal. Quer seja pelo desejo de reconhecimento, tornando-se o rosto de uma marca, quer seja com a intenção de passar o negócio para a geração futura, estes têm a motivação empreendedora comum de deixar para trás um legado, algo que sejam lembrados.
A autorrealização é uma das motivações mais fortes para os empreendedores pois durará mais do que o dinheiro e experiência.
Falta de trabalho
Muitas pessoas tornam-se empreendedores quando não conseguem arranjar um emprego, seja por demissão, falta de experiência ou por antecedentes criminais. A fim de garantir a sua sobrevivência, muitas destas criam oportunidades de negócio para elas mesmas em vez de contentarem-se com ajudas governamentais.
Posteriormente ao lançamento no mundo do empreendedorismo, é essencial uma reflexão profunda acerca das suas motivações e o que pretende atingir com a sua experiência. Assim, quantas mais motivado estiver, menos intimidantes serão os desafios que possam surgir pelo caminho.