Cada vez mais os portugueses querem abrir uma empresa e criar o próprio posto de trabalho. No entanto é comum que este grande passo não se concretize devido essencialmente à falta de capital. Assim, existem diversos apoios aos negócios em Portugal para novas empresas, o que permite ultrapassar essas barreiras na criação de novos negócios.
IEFP
Instituto do Emprego e Formação Profissional é o serviço público de emprego nacional cuja missão é promover a criação e qualidade de emprego combatendo o desemprego, através de execução de políticas ativas de emprego, nomeadamente de formação profissional. Atualmente, existem vários conjuntos de iniciativas a fim de apoiar o empreendedorismo em Portugal, tais como:
Apoios à Criação do Próprio Emprego por Beneficiários de Prestações de Desemprego
Atribuídos a desempregados através da antecipação total do valor das prestações de desemprego. Contudo, estes têm de assegurar o emprego, a tempo inteiro, dos promotores subsidiados.
Apoios à Criação de Empresas
Consiste na atribuição de apoios a projetos de criação de empresas de pequena dimensão com fins lucrativos. Ou seja, inclui cooperativas, através do acesso a linhas de crédito com garantia e bonificação da taxa de juro concedido por instituições bancárias. É dirigido a desempregados, jovens à procura do primeiro emprego e a trabalhadores independentes.
Programa Nacional de Microcrédito
Consiste no apoio a projetos de criação de empresas promovidos por pessoas que tenham especiais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho. Além disso, micro entidades e cooperativas até 10 trabalhadores são bem vindas. Este programa disponibiliza acesso a crédito para projetos com investimento e financiamento de pequeno montante. Esta medida é desenvolvida em parceria com a CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social).
Investe Jovem
Consiste no apoio a jovens desempregados na criação das suas próprias empresas através de apoio financeiro ao investimento. Além disso, dispõem apoio financeiro à criação do próprio emprego dos promotores ou apoio técnico na área de empreendedorismo para reforçar as competências e estruturação e consolidação do projeto.
IAPMEI
Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação é um organismo público. O objetivo deste é promover a competitividade e o crescimento empresarial, assegurar o apoio à conceção, execução e validação de políticas dirigidas à atividade industrial, visando o reforço da inovação, do empreendedorismo e do investimento empresarial. Atualmente, existem várias iniciativas, programas de apoio e incentivos a fim de apoiar o empreendedorismo em Portugal, tais como:
StartUP Voucher
Consiste numa medida desenvolvida pela StartUP Portugal dinamizando o desenvolvimento de projetos empresariais que se encontrem na fase de ideia destinados a jovens. Quem usufruir desta medida, terá ao longo de um período de até 12 meses diversos instrumentos de apoio de preparação do projeto empresarial. Ou seja, pode ser uma bolsa, acesso a uma rede de mentores obtendo orientação de promotores experientes, acompanhamento do projeto por parte de entidade acreditada, atribuição de prémios aos projetos que obtenham avaliação positiva em função ao cumprimento de objetivos de cada fase ou até prémios à concretização do projeto empresarial através da criação da empresa.
StartUP Visa
Destinado a empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e/ou inovação em Portugal. Este é um programa de acolhimento com vista à atribuição de visto de residência ou autorização de residência para imigrantes empreendedores. Este programa consiste num processo prévio de certificação de incubadoras para que possam ser entidades de acolhimento e apoio a emigrantes empreendedores na criação e instalação de empresas e posteriormente, na escolha de empreendedores candidatos.
Vale Incubação
Consiste em conceder apoios a projetos simplificados de empresas com menos de um ano nesta área de empreendedorismo. Assim, dispõem de contratação de serviços de incubação prestados por incubadoras de empresas previamente acreditadas. Este programa encontra-se integrado no SI Empreendedorismo Qualificado e Criativo e é destinado a micro e pequenas empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica. Assim, são fornecidos apoios em serviços de gestão, marketing, assessoria jurídica, desenvolvimento de produtos e serviços e financiamento.
Tech Visa
É um programa dirigido a empresas inseridas no mercado global, com sede ou estabelecimento estável no território nacional, que pretendam atrair para Portugal cidadãos estrangeiros à União Europeia que possuam competências qualificadas. O IAPMEI é a entidade responsável pela certificação das empresas candidatas, envolvendo várias entidades, como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares, a fim de atribuir vistos de residência para os profissionais contratados pelas empresas certificadas.
SI Empreendedorismo Qualificado e Criativo
Consiste em conceder apoios financeiros a pequenas e médias empresas de qualquer natureza e forma jurídica, com menos de 2 anos que desenvolvam atividades em setores com fortes dinâmicas de crescimento. Isto inclui as integradas em indústrias criativas e culturais, e ou setores com maior intensidade de tecnologia e conhecimento.
RNN (Rede Nacional de Mentores)
Consiste no envolvimento de profissionais com vontade de partilhar conhecimento e experiência com empreendedores com determinação para alcançar o sucesso, estando disponível para todo o ecossistema de empreendedorismo e inovação.
StartUP Portugal
É um organismo governamental que tem como finalidade a criação e prestação de apoio ao ecossistema nacional e atrair investidores nacionais e estrangeiros. Além disso, acelera o crescimento das startups portuguesas nos mercados externos. Atualmente, existem várias iniciativas, programas de incentivos e apoios aos negócios em Portugal, tais como:
Programa Momentum
Destinado a recém-graduados e finalistas do Ensino Superior que tenham beneficiado de bolsas de ação social durante o curso e que, no final dos estudos, queiram desenvolver uma ideia de negócio.
Missões de apoio à internacionalização
Consiste em prestar apoio na participação de startups portuguesas em grandes eventos de tecnologia internacionais e nas comitivas oficiais de visitas de Estado ao estrangeiro com membros do Governo, promovendo a visibilidade das startups nacionais no estrangeiro assim como de Portugal como um país inovador.
Road 2 Web Summit
Consiste na preparação das startups portuguesas a fim de maximizarem a participação no maior evento de empreendedorismo tecnológico do mundo.
Startup Hub
Consiste na criação de uma plataforma digital de mapeamento de startups e incubadoras nacionais. Assim, inclui informação sobre os apoios disponíveis para o ecossistema. Além disso, a plataforma permitirá ainda aproximar startups e grandes empresas, através do Pitch Voucher.
Pitch Voucher
Consiste no fortalecimento da relação entre startups e grandes empresas. Através da plataforma Startup Centre, as empresas podem lançar desafios tecnológicos e por isso, as startups podem responder com soluções inovadoras.
Formação para empreendedores
Consiste em cursos destinados a empreendedores e suas equipas a fim de aumentar a oferta formativa das incubadoras e responder às necessidades identificadas pelos empreendedores, capacitando-os para o desenvolvimento de negócio numa startup.
InovGov
Consiste na aproximação das startups do setor público, a fim de promover os seus serviços e produtos junto de gestores públicos e divulgar junto das startups como aceder e concorrer a concursos públicos em diferentes áreas de negócio.
Open Kitchen Labs
Consiste na disponibilização de instalações e equipamentos da rede de 12 Escolas de Turismo em todo o país a startups que pretendam fazer testes e ensaios de produtos, serviços e conceitos na área da restauração.
InovComércio
Por fim, o InovComércio corresponde a um dos apoios aos negócios em Portugal. Consiste no lançamento de concursos para apresentação de projetos de empreendedorismo na área do comércio, a fim de estimular a inovação no setor.
Além disso, outros financiamentos para criação de empresas: linhas de crédito bancárias, incentivos de contratação pelo MTSSS (Ministério de Trabalho, Solidariedade e Segurança Social) E IEFP, crowdfunding, entre outros.
ANJE
Apoios para novas empresas Associação Nacional de Jovens Empresários, tendo esta à disposição dos empreendedores diversas oportunidades, não apenas de créditos, mas também de apoio aos primeiros anos de atividade, para diversas áreas de negócio.
Portugal Ventures Calls
Por fim, outro tipo de apoios aos negócios em Portugal encontra-se a entidade responsável pelo investimento público em capital de risco que intervirá em setores e projetos estratégicos numa fase que associe com alto risco para os investidores privados, geralmente a fase inicial.